Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem.

Eventos

Lar da Mamãe Clory / Assistência Social  / Como é feito o trabalho assistencial com as crianças do Lar da Mamãe Clory?
Trabalho assistencial

Como é feito o trabalho assistencial com as crianças do Lar da Mamãe Clory?

Quem resiste ao sorriso sincero de uma criança? Aposto que você já se sentiu até mais leve só de imaginar. E a leveza e alegria estão aliadas às oficinas e conceitos sociais que o trabalho assistencial com as crianças realiza aqui no Lar da Mamãe Clory, através da arte-educação.

Criança é pura energia criativa! Como mantê-las todas quietas e compenetradas numa sala enquanto o sol está radiante lá fora? Até nós queremos largar o computador e dar uma esticada nas pernas a cada 30 minutos.

Está certo, há momentos em que é preciso se concentrar e tentar ignorar o lindo céu azul lá fora. Mas a gente sabe que criança quer brincar. E que com elas o papo sobre entrega de projetos e o compromisso com metas é um tanto descabido ainda.

Sem contar que a infância passa tão rápido… Assim, não podemos ignorar que o brincar é uma parte essencial do dia a dia dos pequenos. Movimentar o corpo, estimular a curiosidade, ativar a sociabilidade e muito mais, através dos recursos da arte-educação, são atividades fundamentais para o bom desenvolvimento do nosso trabalho assistencial.

Fique por dentro das novidades do Lar da Mamãe Clory!

O que é um trabalho assistencial?

Todo serviço prestado na intenção pura e simples de promover o bem-estar social é um trabalho assistencial. Isso quer dizer que pode ser realizado por qualquer organização sem fins lucrativos, ou por qualquer pessoa que tenha a intenção de ajudar o próximo.

Trabalho esse que pode auxiliar um grupo de pessoas ou apenas um indivíduo por vez, em prol de melhorar a sua necessidade atual. Por exemplo, um grupo de pessoas que servem refeições a moradores em situação de rua. Ou um grupo de voluntários que vão a asilos interagir com os idosos.

Já o serviço social, embora tenha a mesma raiz no bem-estar individual e coletivo, frequentemente é realizado pelo profissional da área. Pois existe formação específica, como uma graduação e especializações para quem quer atuar no Serviço Social. E a essas pessoas chamamos de Assistentes Sociais.

É bacana dizer que o trabalho assistencial feito pelo Lar da Mamãe Clory é realizado por voluntários e profissionais da área, em especial educadores. Todas as atividades são realizadas com base nas mais eficientes bases pedagógicas e recebem acompanhamento e consultoria de profissionais.

Leia mais: Ensino Lúdico: Qual a Importância no Processo de Aprendizagem?

O trabalho assistencial junto às crianças

Aqui no Lar da Mamãe Clory, prestamos atendimento a todas as faixas etárias. Desde a mamãe e o bebê que ainda está no útero.

Porém, é no trabalho assistencial junto às crianças no contraturno de aula que percebemos o colorido do nosso papel. As atividades são divididas em aulas de educação e oficinas, as quais são oferecidas:

  • Musicalização;
  • Idiomas;
  • Capoeira;
  • Educação física;
  • Corpo e movimento;
  • Artesanato;
  • Ludicidade e comunicação.

Onde todos os espaços da entidade são ocupados, conforme as necessidades das atividades a serem realizadas e a disponibilidade deles. E tudo é gratuito para a comunidade.

As crianças que participam do trabalho assistencial são a partir dos 04 anos e precisam estar regularmente matriculadas e frequentando uma escola pública da região. O nosso objetivo é priorizar o atendimento das famílias de baixa e menor renda, por isso existe uma triagem antes do início das aulas.

Agende uma visita ao lar!

Existe trabalho assistencial para os jovens?

Sim, existe sim! E denominamos como “Serviço de Convivência e Vínculos Familiares”. Esse nosso projeto atende crianças de 06 até 14 anos e 11 meses de idade (respeitando normativas do Ministério de Desenvolvimento Social).

E como nosso trabalho assistencial acontece no contraturno de aula, é preciso que as crianças e jovens estejam devidamente matriculados e frequentem uma escola pública na região. Como é feita uma articulação junto à escola do ensino regular, existe um interesse maior em atender os alunos que tenham uma frequência igual ou inferior a 75%.

O objetivo desse projeto para crianças e adolescentes é abordar aquilo que o ensino acadêmico não atinge. Como inteligência emocional, pensamento crítico e autonomia progressiva. Diminuindo a ociosidade e suas consequências.

Como diz a professora Ana Mae Barbosa, sobre a importância da arte como elemento educativo, “Arte trabalha as camadas mais intrínsecas do ser humano. Pode levá-lo à saúde mental e a um acolhimento mais completo diante da vida”.

Assim, nosso trabalho assistencial estabelece um compromisso que passa pelas crianças e jovens e impacta a sociedade como um todo. Venha conhecer o nosso trabalho e colaborar com o legado de amor ao próximo deixado pela Mamãe Clory.